segunda-feira, 8 de junho de 2009

Imigrantes Brasileiros desistem dos EUA


Matéria do New York Times mostra uma nova tendência de imigrantes brasileiros, após mais de uma década vivendo ilegalmente nos Estados Unidos, voltarem para o Brasil. O número de passagens só de ida para o Brasil emitidas nos Estados Unidos dobrou desde o ano passado. Entre os motivos mais comuns que levam esses brasileiros a desistir do sonho americano, está o custo de vida alto - principalmente de moradia -, a dificuldade de obter greencard ou cidadania ou de renovar a identidade/carteira de motorista, e a valorização do real diante do dólar. O sacrifício de trabalhar duro para ganhar em dólar não está gerando economias suficientes para fazer a vida seja nos EUA ou no Brasil, ou para ajudar os parentes que ficaram para trás. O fato de a economia no Brasil ter melhorado também é um incentivo para voltar à terra natal, principalmente para os que investiram em comprar imóveis no Brasil enquanto estavam fora e o dólar era supervalorizado em relação ao real. O mais duro para esses brasileiros, é deixar uma comunidade que gostam muito, e onde os filhos foram criados, fizeram amigos e freqüentam escola.

A foto mostra a realidade de imigrantes ilegais que fazem de tudo para tentar a vida nos Estados Unidos.

4 comentários:

  1. Na busca por uma vida melhor, e por uma oportunidade de viver uma condição financeira menos limitada, muitos atravessam fronteiras "Iludidos". Ao chegarem em seus destinos, se deparam com situações inesperadas, passam por muitas dificuldades, e percebem que atravessar a fronteira talvez não resolva os seu problemas, podendo agravá-los ainda mais. Acho que arriscar a vida em outros países não é assim tão simples como muitos pensam.
    Cláudia Almeida

    ResponderExcluir
  2. infelizmente, essa é a realidade, pessoas que as vezes nao conseguem ter um sucesso profissional, apelam para imigraçoes, e chegam a passar por situaçoes inusitadas e comicas porém perigosas..chegar ao ponto de permitir que seja "custurada" em um forma de cadeira, é um fato quase inacreditavel

    ResponderExcluir
  3. muitas pessoa se iludem ao pensar que em países como os EUA podem levar uma vida mais fácil, e rapidamente enriquecer, mas supreendem-se vendo que não é tão simples assim. Seja qual for o país em que esteja, uma pessoa tem que se esforçar para que seja bem sucedido, e nem sempre isso é o suficiente. pessoas abondonam suas faílias, deixam tudo para traz, para ir atraz de uma "ilusão", e muitas vezes, vivem com muito mais dificuldades nos páises para onde vão, do que viviam em seus país de origem.
    Roberta Barbosa

    ResponderExcluir