segunda-feira, 8 de junho de 2009

Depoimento de um imigrante

Eustáquio Pires, 52 anos, proveniente de Ipatinga, Minas Gerais, residente em Massachusetts (um dos 50 Estados dos EUA), ele trabalha setenta horas por semana, enviando todas suas economias ao Brasil, para a esposa e os filhos que lá ficaram. Certo de que ela estava aplicando o dinheiro em algo produtivo. Porém, descobriu, por acaso, que a esposa recentemente havia abandonado o lar, os filhos mais velhos em casa, e simplesmente gastou todo o dinheiro, estando ainda endividada. 
Um verdadeiro baque para esse senhor humilde, que há quatro anos encontra-se aqui nos EUA, trabalhando em busca de um futuro melhor para si e sua família. 

"A vida nos Estados Unidos é difícil, como trabalhamos... Quase não tenho tempo para pensar em minha vida, pois quando a noite chega o cansaço é tanto que só quero dormir. Para mim, saber que estava construindo um futuro para minha família, era a força necessária que me incentivava a batalhar aqui nesse país. Tudo o que a esposa pedia eu enviava, confiando na pessoa que sempre foi tão carinhosa e amável comigo", disse Eustáquio.

E continuou: "Muitas vezes meus amigos aqui me alertaram para que eu guardasse um pouco de minhas economias, para que procurasse me informar melhor onde o dinheiro estava sendo aplicado. Mas não possuo familiares na mesma cidade, e como confiava plenamente na esposa, eu nunca dei atenção ao conselho de meus amigos. Na minha consciência, eu tinha certeza que fazia a coisa certa. Estava sendo um bom marido por não deixar faltar nada do que me era solicitado. Agora meu mundo desabou... Não sei o que fazer. Ainda bem que possuo uma filha de 18 anos, do primeiro casamento — sou viúvo de minha primeira esposa —, e assim posso enviar dinheiro no nome dela para que ela possa cuidar de meus outros filhos, que agora estão sob os seus cuidados. Não posso retornar ao Brasil agora. Primeiro, porque não possuo condições monetárias; segundo, porque meus documentos de legalização estão sendo processados e não posso perder essa oportunidade de legalizar-me... A única coisa que me resta agora é ter fé... Por esse motivo, lhe procurei, pois quero que você alerte as pessoas para que fiquem mais atentos ao enviar todo o fruto de seu suor ao Brasil", relatou Eustáquio.

Grande parte das pessoas que estão nos Estados Undidos enviam remessas monetárias ao Brasil. Uns o fazem para sustentar a família que lá se encontra, outros o fazem para investir em algum tipo de comércio, ou, ainda, para deixar o dinheiro guardado. 

A verdade é que casas de remessas estão espalhadas por todos os cantos dos Estados Unidos, tamanho é o volume de dinheiro que os "brazucas" enviam ao Brasil, na esperança de realizar seus sonhos e/ou suprirem necessidades de familiares e parentes, sejam quais forem os motivos. 

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. em imigrar pra estudar tudo bem,agora as pessoas idealizam muito o exterior,com tantas experiencias ja vividas as pessoas deveriam para de sonhar que lá vão enriquecer facilmente e colocar os pés no chão.
    Daniela Dantas

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas sonham em ir para o exterior ganhar dinheiro, fazer a vida lá e na maioria das vezes quebram a cara! Porém, eu acho que se a pessoa imigrar no intuito de estudar, seria melhor, tanto em questão de conhecimento, como no financeiro, pois quando o imigrante voltar para o Brasil, terá mais oportunidades de trabalho e mais experiência do que certas pessoas que não terão a mesma 'base' de estudo. Por isso, eu concordo totalmente em imigrar para estudar!

    Bruna Almeida

    ResponderExcluir
  4. Minha vida aqui é totalmente diferente da vida que eu levava no Brasil. Eu moro no Alabama, Gulf Shores e estudo em uma escola pública que se chama Gulf Shores High School. Estudo das 7 às 3 da tarde. é muito dificil no começo pra aprender a língua e se acostumar com a cultura e o modo de vida das pessoas daqui. Todos pensam que a educacao daqui é maravilhosa, quando na verdade o ensino daqui é bem mais fraco do que o de qualquer outro lugar no resto do mundo inteiro. As pessoas do Brasil se importam apenas com um pedaco de papel constatando que você passou nao sei quantos anos estudando no exterior. Todo brasileiro que chegar para estudar aqui vai se dar bem, porque o ensino dai é bem mais puxado, então o unico benefício que se tem é o aprendizado do inglês e de quebra o espanhol, e também o fato de que no Brasl se valoriza muito quem estudou no exterior. Minha mãe tem dois empregos, e trabalha das 8 da manhã às 11 da noite. A vida aqui é difícil, se batalha muito pra conseguir ter uma vida boa. No inverno não tem muito trabalho, muitas pessoas chegam a passar necessidade, mas não ao nível do Brasil. Saúde aqui é muito caro, principalmente se não tiver plano de saúde. Minha mãe ficou internada por uma semana e teve que pagar mais de 50 mil dolares. Por isso, nunca invente de ficar doente aqui, porque eh um absurdo para se tratar de qualquer coisa. Sinto muita saudade da minha família e dos meus amigos. Não sei ainda se vou voltar a morar no Brasil, mas sempre vou passar as férias ai. Camille Guimarães - amiga de Bruna Almeida.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas vão para o exterior com a ilusão que é a oitava maravilha do mundo, que a sua vida vai dar uma virada de 360 graus. Porém isso é uma mera ilusão. O percentual de pessoas bem sucedidas é bem menor do que se pensa. O ideal é investir e buscar oportunidades dentro do seu país, se estruturar de alguma forma, para depois pensar em se aventurar no exterior.


    Mª DA CONCEIÇÃO BARBOSA

    ResponderExcluir
  6. Eu morei em Oita no Japão por dois anos.Gostei muito da experiência de morar em outro país,embora a língua seja muito difícil e a comida ser muito diferente da nossa.E a cultura ser milenar,o foco dos japoneses é o trabalho e o estudo.Eu estudei por 4 meses em um colégio lá,mas a comunicação era bastante difícil,já que morávamos no interior.
    E agora eu estou morando na África do Sul,em Johannesburg á 10 meses.Lá Existe onze línguas oficiais,mas a mais falada é o inglês.Estou estudando em um colégio só para meninas,Jeppe High School for Girls,para justamente aprender o inglês que é uma língua importante para qualquer área profissional que você queira seguir.
    Por isso eu acho importante as pessoas saírem para o exterior,para conhecer culturas,línguas,pessoas diferentes

    ResponderExcluir